Percurso Pedestre dos “Sete Vales Suspensos” em Lagoa
O Trilho dos Sete Vales Suspensos é um dos trilhos mais icónicos do Algarve. Felizmente para si, o seu aluguer de férias em Ferragudo, oferecido pela Sunshine Rentals, fica mesmo ao lado. Este é o local perfeito se você deseja estar perto do oceano.
Ao longo da costa de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale de Centeanes, encontrará uma paisagem deslumbrante, recentemente galardoada como o melhor destino de trilhos da Europa, pela European Best Destinations.
A trilha tem 6 quilômetros de extensão em trajeto linear. Embora os guias de viagem indiquem para começar na Praia da Marinha, pode escolher outro ponto de partida. De qualquer forma, a trilha está sinalizada durante todo o percurso, informando aonde ir, além de informações sobre como a paisagem se formou, sobre a vida selvagem e a botânica.
Mapa da Trilha dos Sete Vales Suspensos
A Trilha dos Sete Vales Suspensos é conhecida por suas íngremes falésias calcárias, caminhos estreitos de terra e vistas únicas. Pegue seus sapatos de caminhada, vamos viajar!
Aqui olhamos para três percursos pedestres diferentes entre o seu apartamento de férias no Algarve e a Praia da Marinha perto de Benagil.
1. Trilho dos Promontórios - "Caminho dos Promontórios"
O Trilho das Pontas, em português “Caminho dos Promontórios”, começa oficialmente na Praia do Molhe, junto ao farol mais a sul do mapa, e termina no Carvoeiro.
No entanto, pode começar pelo seu alojamento em Ferragudo e caminhar ao longo da costa, pelas falésias, até à Praia do Vale de Centeanes. A partir daí, você pode iniciar a Trilha dos Sete Vales Suspensos.
Mapa do “Trilho dos Pontais” desde o Farol da Ponta do Altar até à Praia de Carvoeiro. Pontos vermelhos = caminho pelas falésias. Azul = estradas de retorno. Clique para ampliar.
Comece a caminhar a partir do seu alojamento em Ferragudo. Siga o porto de Farragudo e passe pela passagem estreita atrás do prédio da Ajuda Marinha, no final do porto.
Siga a praia. Na maré baixa pode passar pelo castelo Castelo de São João do Arade à beira-mar. Caso contrário, caminhe pela estrada ao redor. Caminhe pela Praia Grande em direção ao farol. No final da praia encontrará um caminho, parcialmente escondido, que sobe a colina em direcção ao farol. A partir daí a trilha é fácil de encontrar e seguir.
Espere pelo menos 2 horas de caminhada neste percurso, só de ida, dependendo do seu condicionamento físico, velocidade e tempo para tirar fotos e apreciar a vista. Pode regressar pelo mesmo caminho, ou regressar pela estrada, ou caminhar até Carvoeiro e mais adiante até à Praia da Marinha.
Como primeira caminhada, recomendamos seguir este trilho até à Torre da Lapa. Depois regressa pelo mesmo caminho até à Praia dos Caneiros, e daí ou a partir do farol regressa a Ferragudo pela estrada indicada por pontos azuis no mapa. Escolha o percurso nordeste à volta do parque de campismo e passará por um ambiente rural agradável e tranquilo antes de regressar ao centro de Ferragudo e ao seu alojamento. Espere 2 horas para esta caminhada.
2. Carvoeiro até Praia do Carvalho
Esta trilha não tem nome específico, mas é uma caminhada agradável e conecta a Trilha dos Promontórios com a Trilha dos Sete Vales Suspensos.
Comece a caminhar a partir da igreja de Carvoeiro no Calçadão de Carvoeiro. Pode ser difícil encontrar lugar de estacionamento em Carvoeiro, mas surpreendentemente, a estrada junto ao passeio marítimo costuma ter estacionamento disponível também em meados do verão. A partir daqui pode percorrer o caminho até à Praia do Carvalho. Caminhar até à Praia do Carvalho e regressar ao Carvoeiro demora cerca de 2 horas. Lembre-se de trazer algo para beber. No Algar Seco poderá descer as escadas para chegar bem perto das grutas e do mar.
Mapa do caminho da falésia da Praia de Carvoeiro à Praia do Carvalho. Pontos vermelhos = caminho pelas falésias. Azul = estradas de retorno. Clique para ampliar.
3. Trilha dos Sete Vales Suspensos - "Percurso dos Sete Vales Suspensos"
Comece a caminhar a partir da Praia do Vale de Centeanes. Este é o original Trilho dos Sete Vales Suspensos, que termina na Praia da Marinha
O seu alojamento em Ferragudo está localizado a 9 quilómetros da Praia do Vale de Centeanes. A menos que você alugue um carro ou uma scooter, é recomendável pegar um táxi ou Uber para levá-lo ao ponto de partida mais próximo.
Dicas especiais de um morador local
Estes dois trilhos irão dar-lhe a conhecer locais não incluídos nos trilhos locais, como a Ponta do Altar, o Leixão da Gaivota, a Torre da Lapa, a Boneca e o Algar Seco.
A Trilha dos Promontórios e a Trilha dos Sete Vales Suspensos combinadas têm cerca de 15 quilômetros, só de ida. Se você seguir essa dica, não deixe de levar água e lanches para comer ao longo da caminhada. Quando a temperatura estiver alta, calcule 1 litro de água por hora por adulto.
Além disso, você pode começar pelo calçadão de Carvoeiro. Surpreendentemente, a estrada junto ao calçadão costuma ter estacionamento disponível também no meio do verão. A partir daqui pode percorrer o caminho até à Praia do Carvalho. Caminhar até à Praia do Carvalho e voltar ao Carvoeiro demora cerca de 2 horas. Lembre-se de trazer algo para beber.
Assim, você pode optar por percorrer as duas trilhas ou fazê-las separadamente. Pode começar em Ferragudo, no Carvoeiro, na Praia de Vale Centeanes ou caminhar no sentido contrário a partir da Praia da Marinha. Quer decida percorrer os dois trilhos ou fazê-los separadamente, encontrará vários miradouros, alguns deles preparados com assentos e persianas de madeira. Descanse um pouco, sente-se um pouco, relaxe e simplesmente aprecie a vista!
Sendo o Algarve a região mais ensolarada de Portugal, esta caminhada pode ser feita em qualquer altura do ano.
No entanto, os melhores meses para explorar os Sete Vales Suspensos seriam entre março a maio e mais tarde, de setembro a novembro. As temperaturas amenas, a baixa pluviosidade e as condições do mar são perfeitas durante estes meses.
Embora este seja o Algarve, o Inverno pode tornar-se tempestuoso de vez em quando. Como tal, estar nas falésias quando está a chover, com ventos fortes e ondas grandes, pode ser perigoso, pelo que é recomendável evitar caminhar em tempo de tempestade.
Por outro lado, os meses de verão podem ser quentes demais para uma caminhada com pouca sombra. Se preferir um clima mais quente, escolha as primeiras horas do dia para esta caminhada.
O que vestir?
Para desfrutar ao máximo de umas férias activas em Ferragudo, não se esqueça de levar o essencial para este percurso: calçado de caminhada!
Independentemente da estação, calçados de caminhada de boa qualidade e com sola adequada são os mais importantes. Ao longo da trilha você notará pedras soltas, caminho de terra e falésias e, se não estiver usando calçado adequado, poderá se machucar. Por isso, é recomendável evitar chinelos, sandálias abertas, tênis de corrida ou qualquer outro calçado que não tenha aderência adequada.
Durante a Primavera e o Outono, recomenda-se o uso de roupas leves, como t-shirts, calções ou calças. Se preferir os meses de inverno, uma jaqueta leve ou corta-vento podem ser boas opções.
No caminho certo
Antes de sair do seu apartamento de férias, pegue um mapa e verifique quais sinais você deve procurar durante uma caminhada.
Embora o caminho esteja muito bem sinalizado, ocasionalmente você pode perder uma marcação porque está apreciando a vista.
As marcas amarelas e vermelhas podem ser encontradas em pedras, árvores ou qualquer outra peça feita pelo homem para mostrar que você está no caminho certo e para onde virar. Caso não tenha certeza, procure o código PR-1-LGA. Este é o código específico para a Trilha dos Sete Vales Suspensos.
A paisagem
As incomparáveis falésias entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale de Centeanes fazem parte de uma paisagem cárstica, onde a rocha dissolvida cria dolinas, grutas e falésias. Em português, estes são chamados de “Algares”, “Grutas” e “Leixões”.
Ao longo dos anos, camadas e mais camadas de calcário, arenito e argila formaram as falésias de camadas amarelas pelas quais você caminhará. O vento, o mar e pequenos riachos criaram desfiladeiros e rochas em forma de agulha.
Você sabia que o nome “Sete Vales Suspensos” se refere aos sete vales formados pelos riachos que desaguavam no mar? Devido ao clima, a maioria dos riachos fica seca o ano todo.
Botânica e observação de aves
Prepare sua câmera! Você terá uma aula de botânica e observação de pássaros!
Ao longo do percurso, encontrará as falésias repletas de arbustos de zimbro, carrasco e pinheiro de Aleppo, muito comuns nos países mediterrânicos.
Entre as aves locais, você pode encontrar melros comuns, corujas, chapim-real e casco-de-patas-amarelas. Como a maioria deles está ativa principalmente durante a noite, será mais difícil identificá-los. Durante o dia, você poderá ver coelhos, raposas e mangustos egípcios.
Lugares imperdíveis
Durante uma caminhada, você pode achar difícil nomear apenas um lugar que chamou sua atenção. No entanto, existem alguns marcos que não podem ser perdidos.
O Farol de Alfanzina foi construído em 1920, para orientar os navios ao longo da costa e evitar naufrágios. A função do faroleiro era garantir a manutenção adequada e manter viva a luz produzida pelo vapor do óleo. Trinta anos depois, o farol foi eletrificado e construída uma casa para a família do faroleiro. Se quiser ver o farol por dentro, todas as quartas-feiras o edifício está aberto ao público, entre as 14h00 e as 17h00.
A Praia de Vale Espinhaço tem apenas 120 metros de extensão, o que a torna uma das menores da região. Por ser acessível apenas por mar, a maioria dos visitantes chega em pequenos barcos ou caiaques. Além disso, as falésias tornam difícil e perigoso descer até ao fim.
Mesmo ao lado da Praia de Vale Espinhaço, encontra um promontório com uma enseada usada por contrabandistas e piratas para esconder mercadorias. Em português chama-se “Leixão do Ladrão”, que significa leitão do ladrão. Porém, em inglês, tem um nome completamente diferente: “Eyes of the Devil”.
A Praia do Carvalho é muito conhecida pela sua fascinante história. Piratas e contrabandistas escolheram esta praia pelo acesso exclusivo por mar e por ficar distante da vila mais próxima. Eles abriram à mão um caminho na falésia, proporcionando acesso de terra à costa. Posteriormente, foi aberto outro caminho na encosta da falésia, especialmente para barcos de maior porte que não conseguiam atracar na praia. Ainda hoje é possível caminhar até a praia pelo mesmo caminho que os piratas construíram. Impressionante, não é?
A Praia de Benagil é provavelmente uma das praias mais conhecidas do Algarve. Mesmo que nunca tenha estado de férias no Algarve, é muito provável que já tenha ouvido falar dele. As pequenas casas da aldeia, de paredes caiadas e janelas coloridas, destacam-se na paisagem com a sua arquitectura típica algarvia. A Gruta de Benagil, no entanto, é a razão pela qual este local recebe visitantes de todo o mundo. A caverna em forma de cúpula com um buraco no topo e uma praia isolada proporcionam uma das mais belas paisagens da região. Como você está fazendo uma caminhada, só conseguirá vê-lo de cima, onde fica o buraco. Por questões de segurança, não é recomendável descer na caverna, nem tentar nadar ali.
A Praia da Corredoura fica entre a gruta de Benagil e a Praia da Marinha. Esta praia só tem acesso por mar e é maioritariamente visitada por grupos em passeios de barco para uma breve paragem para almoço. Suas águas cristalinas são frequentemente elogiadas por banhistas que gostam de praticar mergulho com snorkel.
A Praia do Cão Raivoso é uma das mais pequeninas do Trilho dos Sete Vales Suspensos. Por ser coberto por uma falésia em forma de cúpula e por ser acessível apenas por barco, o banco de areia é muitas vezes esquecido pelos visitantes. É um dos menos conhecidos do litoral algarvio.
E por último, o grande prémio: Praia da Marinha! Esta praia recebeu vários prêmios como uma das praias mais bonitas do mundo pela CNN, pelo Guia Michelin e pelos Melhores Destinos Europeus. Ao chegar ao final da trilha dos Sete Vales Suspensos, você reconhecerá que não há prêmios suficientes para descrever tamanha beleza. Os arcos naturais são um dos locais mais reconhecidos e fotografados do Algarve.