No fundo do mar no Algarve
O Algarve é conhecido pelos seus monumentos, natureza e atividades acima do nível do mar. No entanto, também é considerado um destino de mergulho de classe mundial, já que no fundo do mar existem segredos que nem mesmo os locais conhecem. Durante as suas férias em Ferragudo terá a oportunidade de explorar o que existe abaixo da superfície do mar.
A plataforma continental algarvia estende-se por mais de 40 quilómetros antes de atingir a sua profundidade máxima. O Canyon de Portimão é uma fenda submarina, onde as correntes submarinas transportam nutrientes essenciais à vida marinha, transformando a costa no lar de algumas das mais ricas flora e fauna do país.
A longa história da região é registrada pelos artefatos arqueológicos encontrados no fundo do oceano. Em 1992, perto da Ponta do Altar, em Ferragudo, mergulhadores locais encontraram canhões espanhóis datados do século XVII. Além disso, ao longo da costa, existe uma longa lista de naufrágios que datam do século XVIII até à Segunda Guerra Mundial. O projecto mais recente é o Ocean Revival Park, o maior recife artificial da Europa.
As suas férias em Ferragudo estão prestes a tornar-se numa experiência inesquecível, onde infinitas aventuras esperam por si no fundo do mar!
Snorkelling
O mergulho com snorkel no Algarve é bastante popular uma vez que é possível observar o fundo do oceano perto de praias e grutas e não necessita de qualquer licença ou certificação específica. A temporada de mergulho com snorkel ocorre entre junho e setembro, quando o mar está mais calmo e a água mais quente.
Com o equipamento adequado, seja você um iniciante ou um mergulhador avançado, você poderá avistar cardumes de peixes, caranguejos e outras espécies que vivem em águas rasas.
A uma curta distância do seu aluguer em Ferragudo, as empresas Wild Watch e Zip & Trip oferecem-lhe a oportunidade de participar num passeio de mergulho com snorkel. Um guia local e um capitão irão levá-lo em um passeio de barco até o local de desembarque e fornecer-lhe o equipamento necessário. Os únicos pedidos são para que você use roupa de banho e traga sua própria toalha. Você nadará em águas cristalinas e vivenciará a biodiversidade local.
Locais como a Praia da Marinha, em Carvoeiro, e a Praia do Camilo, em Lagos, são alguns dos locais de mergulho com snorkel mais populares para iniciantes. Estas praias oferecem condições perfeitas, pois são facilmente acessíveis, seja a nado ou de barco e as águas pouco profundas cobrem um leito rochoso onde se pode observar a alimentação dos cardumes.
Há também a opção de selecionar empresas de passeios de barco, como Seasiren ou Algarve Cave Captain, que oferecem a oportunidade de combinar o passeio com mergulho com snorkel, pois fazem uma pequena parada ao longo do trajeto para os visitantes relaxarem, nadarem e observarem o leito oceânico.
Mergulho
O mergulho é a derradeira experiência de mergulho no Algarve!
Independentemente da sua experiência de mergulho, ao longo da costa algarvia existem muitos locais de mergulho onde tanto mergulhadores iniciantes como avançados podem desfrutar de tudo o que o mar tem para oferecer.
• Certificação de mergulho
Todos os mergulhadores em Portugal, sejam locais ou estrangeiros, devem cumprir os requisitos de certificação europeus e internacionais.
Considerando que a maioria dos locais de mergulho no Algarve atingem uma profundidade de 50 metros, um certificado de mergulho recreativo deverá ser suficiente. No entanto, esteja ciente de que os diferentes níveis de certificação limitarão a profundidade máxima que você pode mergulhar. Se você tiver certificado de nível 5 para mergulho técnico poderá atingir 100 metros de profundidade.
Associações internacionais, como PADI (Associação Profissional de Instrutores de Mergulho) e SSI (Scuba Schools International), ajudam as pessoas a compreender os diferentes níveis de certificação e suas restrições, bem como a encontrar escolas de mergulho credenciadas em todo o mundo.
Perto do seu apartamento de férias em Ferragudo, poderá encontrar empresas como a Diver's Cove, em Carvoeiro, e a Blue Ocean Divers, em Lagos, que o ajudarão a obter a certificação que necessita.
A certificação para mergulhadores com problemas de mobilidade é concedida de acordo com o desempenho da pessoa debaixo de água e o seu nível de autonomia. No Algarve, a HSA (Handicapped Scuba Association) é representada pela Subnauta, escola de mergulho localizada em Portimão.
• Locais de mergulho
Burgau
Para mergulhadores iniciantes e de nível 1, o recife natural de Burgau, que atinge seis metros abaixo do nível do mar, é provavelmente um dos locais mais seguros. Este recife abriga peixes-escorpião, chocos e polvos, que poderá ver e, quem sabe, fotografar.
Sagres
As grutas subaquáticas de Nossa Senhora são algumas das principais atrações para mergulhadores de nível 2. Essas cavernas, localizadas entre 10 e 16 metros de profundidade, ainda estão sendo exploradas e para chegar ao seu interior será necessário treinamento específico e certificação. Caso ainda lhe falte esse treinamento e certificação, é recomendável seguir sempre as instruções do guia e levar consigo uma lanterna.
João d’Arens
Os recifes artificiais de Gémeos Grandes fazem parte de quarenta recifes artificiais localizados entre 18 e 36 metros de profundidade. Os três blocos gêmeos estão separados por 30 metros de distância e unidos por um cabo. Os mergulhadores podem observar como a natureza reivindicou estas estruturas ao longo de vinte anos, fornecendo abrigo a congros, moreias e douradas.
Pedra do Valado
Entre o Farol de Alfanzina, no Carvoeiro, e a marina de Albufeira, o oceano esconde o maior recife natural do país. O recife da Pedra do Valado abriga mais de 1.200 espécies, algumas das quais aqui descobertas. Estendendo-se por mais de 150 km2, cardumes de sardinha, robalo, dourada e pargo reúnem-se aqui para se alimentarem do cocktail de nutrientes que a natureza proporciona.
Mais de 70 autoridades locais associaram-se à Universidade do Algarve num apelo ao governo português para a criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve.
Com uma profundidade que chega aos 50 metros abaixo do nível do mar, esta zona só pode ser visitada por mergulhadores com certificação de mergulho recreativo de nível 3 ou de mergulho técnico de nível 5. Devido ao difícil acesso, hoje em dia a maioria dos mergulhadores são cientistas que procuram recolher novos dados sobre a evolução do recife.
Parque Revival do Oceano
Este projeto único no Algarve nasceu, em 2013, quando quatro navios obsoletos da Marinha Portuguesa foram despojados das suas entranhas e afundados, a duas milhas náuticas de Alvor. Juntos, estes navios criaram o maior recife artificial da Europa e foram transformados num santuário de vida selvagem.
O local foi escolhido devido ao clima calmo e às condições oceânicas do Algarve, à proximidade de uma câmara hiperbárica instalada num hospital privado de Alvor, disponível para tratar distúrbios de mergulho, e à proximidade de outros naufrágios.
Como os quatro navios naufragados do Ocean Revival Park ficam a 15 metros abaixo do nível do mar, todos os mergulhadores devem ter, pelo menos, uma certificação de nível 2 para mergulho em águas abertas. Existe também um curso de especialização em mergulho obrigatório para visitar o Parque, no qual você aprenderá sobre os navios, rotas, pontos de entrada e saída, instruções de segurança e o que fazer em caso de emergência.
As empresas Subnauta e Blue Ocean Divers organizam passeios de mergulho no Ocean Revival Park. Mesmo que você seja um mergulhador certificado, os promotores do parque recomendam que você visite o recife artificial com uma empresa ou associação de mergulho certificada.
Naufrágios
Hoje em dia, o Algarve é conhecido pelo seu clima ensolarado. No entanto, as condições do mar durante o inverno podem ser difíceis.
Ao longo da costa, os mergulhadores podem visitar a canhoneira portuguesa Faro, afundada em 1912, que foi descoberta cem anos depois por dois mergulhadores locais; o norueguês Wilhem Krag, afundado em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial; e o cargueiro grego Spyros, afundado em 1937 devido a uma tempestade, na Praia do Vau.
Embora Portugal não tenha participado na Segunda Guerra Mundial, o país foi um ponto de passagem. Um exemplo disso é o bombardeiro americano B-24 que caiu no oceano perto de Faro depois de se perder durante a noite.
Caça submarina
A costa algarvia tem muitas experiências de mergulho para oferecer, sendo uma delas a caça submarina. Esta atividade é maioritariamente realizada por habitantes locais, como profissão ou hobby.
Os peixes mais comuns que podemos encontrar são a cavala, o robalo, a garoupa e o linguado, entre muitas outras espécies. À volta das arribas, moluscos como polvos, lulas e chocos camuflam-se e capturam as suas presas.
Ao mergulhar, tome cuidado com os congros e as moreias, pois suas mordidas podem ser dolorosas. Embora eles fujam, escondendo-se em buracos quando você passa, eles podem atacá-lo se confundirem seus dedos com tentáculos de polvo.
• Obtendo uma licença
Para praticar caça submarina em Portugal, além da certificação de mergulho, também será necessária uma licença de caça submarina.
Os locais podem comprar um com cartão de débito ou crédito português num Multibanco (ATM). Dado que a opção multibanco não está disponível para estrangeiros, pode adquirir a sua licença online através do site da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Após a conclusão do seu cadastro neste site governamental, as instruções fornecidas exigirão que você pague a licença por transferência bancária e envie um e-mail com seus dados pessoais, dados bancários e o comprovante de pagamento em anexo.
Alguns dias depois, você receberá a licença diretamente por e-mail, em arquivo PDF. Para evitar problemas com as autoridades locais, lembre-se de levar a licença em uma bolsa impermeável enquanto estiver no mar.
• Segurança e preservação da biodiversidade
Cada país europeu tem as suas próprias regras e restrições em relação à caça submarina. No entanto, existem alguns que são comuns a todos os países onde a caça submarina é permitida.
Em Portugal não é permitida a pesca submarina nas entradas dos portos ou nas pisciculturas e existe um distanciamento obrigatório de 200 metros das praias balneares. Além disso, à noite, do pôr do sol ao nascer do sol, a caça submarina está proibida.
Os parques naturais são áreas protegidas onde a caça submarina é proibida. No Algarve, a Costa Vicentina e a Ria Formosa são os únicos parques naturais e ainda pode desfrutar das vistas subaquáticas, mas sem arpão.
Para preservar os recursos marinhos, as autoridades portuguesas identificaram tamanhos mínimos para cada espécie. Ao planejar sua excursão de caça submarina, entre em contato com as autoridades locais para confirmar quais espécies e tamanhos você pode capturar.
• Associação local de mergulhadores
Ao considerar todas as restrições e regras relativas à caça submarina em Portugal, fazê-lo sozinho pode ser esmagador.
Para aproveitar a experiência completa, é melhor praticar caça submarina com um morador local. A associação de mergulhadores Portisub organiza passeios de caça submarina. Mesmo que não seja membro, você pode se cadastrar, alugar o equipamento necessário e ingressar em um grupo de caça submarina por algumas horas.
Com fome?
Fazer uma refeição leve antes do mergulho é um dos primeiros ensinamentos durante um curso de mergulho. Comer frutas e ovos duas horas antes de mergulhar é uma ótima maneira de fornecer nutrientes suficientes ao corpo. As bananas irão ajudá-lo a prevenir cólicas e as maçãs lhe darão energia suficiente para suportar o exercício.
Porém, ao retornar à costa, você deve hidratar o corpo bebendo bastante água e comendo frutas suculentas. Frutas secas, como amêndoas ou nozes, irão ajudá-lo a repor os níveis de energia.
Ainda está com fome e procurando algo mais? Dependendo do local de mergulho, existem vários locais ao longo da costa que lhe proporcionarão uma refeição completa ou simplesmente um lanche ligeiro, como o “Clube Naval de Portimão”, “O Molhe” (Ferragudo), “O Stop” ( Carvoeiro), “Cinco Quinas” (Alvor), “Camilo” (Lagos) ou “A Sereia” (Sagres).