A tradição culinária em Portugal é uma parte fundamental da cultura do país. A comida caseira, confeccionada com os ingredientes mais frescos, é muitas vezes um pretexto para reunir a família e amigos à mesa. Para quem gosta de cozinha mediterrânica, a comida portuguesa vai surpreender-lhe!
No século XVI, enquanto os portugueses descobriam metade do globo, novos ingredientes eram trazidos para o Velho Continente, transformando receitas comuns numa experiência estimulante para os cinco sentidos.
Da Ásia os marinheiros trouxeram arroz e chá, o café veio da África e do Novo Mundo vieram tomates, batatas e abacaxis. Você sabia que o tradicional chá inglês foi apresentado à realeza inglesa pela princesa portuguesa Catarina de Bragança?
Eventualmente, a influência portuguesa no mundo diminuiu e o povo ajustou as novas receitas aos ingredientes disponíveis, o que resultou numa rica variedade de pratos de norte a sul.
Café da manhã
Os portugueses costumam tomar o pequeno-almoço em casa e comem pão acabado de cozer com manteiga, queijo e fiambre ou compota. Porém, quem prefere opções mais saudáveis escolhe panquecas de aveia, cereais com fruta fresca e iogurte ou leite, e saboreia uma chávena de chá ou café.
De manhã, ir a uma pastelaria tomar um expresso e um Pastel de Nata é uma rotina tradicional dos portugueses. Os pastéis doces são os preferidos dos portugueses, por isso encontra tanta variedade nas pastelarias locais.
Os horários do pequeno-almoço podem variar de acordo com a rotina diária de cada pessoa, no entanto, é socialmente aceitável fazer esta refeição até às 10h30.
A poucos passos do seu apartamento para alugar em Ferragudo, pode comprar pão acabado de cozer na “Casa do Panito” e levá-lo para casa para um pequeno-almoço tradicional português. A padaria e pastelaria “Quente Quentinho” oferece pão fresco e pastelaria para take-away, ou pode adquiri-los no local.
Brunch
Esta não é uma refeição típica portuguesa, mas como os portugueses gostam de comer, esta transformou-se numa grande oportunidade de experimentar a comida de forma diferente!
Em Ferragudo, à medida que cada vez mais turistas e expatriados se instalavam na vila, o brunch passou a fazer parte da rotina das manhãs de domingo.
Caso você queira dormir até tarde no final de semana e acordar com fome, o “Brunch in Rio”, localizado a 5 minutos do seu aluguel por temporada, oferece um cardápio composto por hambúrgueres, tortilhas, abacate na torrada com tomate e pesto, tigelas de granola com frutas frescas e muitas opções de ovos.
Almoço
Este é um favorito português! Em Portugal, sendo o almoço considerado uma confraternização, é comum durar mais de uma hora, mesmo em horário de trabalho, e é do meio-dia às 14h.
O almoço tradicional português varia entre um vasto leque de opções. Porém, o almoço mais comum é composto por sopa de legumes, prato de peixe ou carne e fruta ou sobremesa. Exemplo disso poderia ser uma tigela de “Caldo Verde”, cavala frita acompanhada de arroz de tomate, terminando com uma colher cheia de mousse de chocolate e um expresso.
Quando um português está com pressa, ir a restaurantes locais discretos e comer o “Prato do Dia”, ou uma “Bifana”, uma sandes de porco, são as opções mais comuns. Estes restaurantes são normalmente frequentados por portugueses da classe trabalhadora, pois os preços são mais baixos e a comida está pronta a servir.
Se quiser mergulhar na gastronomia local, perto do seu alojamento em Ferragudo, existe o restaurante “Toc Toc” que oferece “Pratos do Dia”, preparados com os mais frescos ingredientes locais.
Outra opção é a padaria “Quente Quentinho”, já que na hora do almoço servem frequentemente comida tradicional portuguesa como “Bacalhau à Brás” e “Tiras de Choco Frito”.
Fazer uma refeição lenta e saborosa, enquanto bebe um copo de vinho, é algo que os portugueses gostam de fazer quando não têm pressa. Portanto, você provavelmente verá reuniões familiares em restaurantes locais, principalmente aos domingos.
Em Ferragudo, o restaurante “Sueste” oferece-lhe um menu de peixe fresco, “Cataplanas” e “Arroz de Marisco”, enquanto aprecia a vista sobre Portimão e o Rio Arade. O “Rei das Praias” é outra opção, se procura peixe grelhado, marisco e quer contemplar o oceano enquanto banha a Praia dos Caneiros.
Durante o verão, restaurantes locais como “O Barril” e “Maré Viva” oferecem as famosas sardinhas assadas. É melhor servi-los na hora do almoço, pois são pescados durante a noite e chegam aos restaurantes de manhã cedo. Como os pescadores têm domingo e segunda-feira como dias de folga, se encontrar um restaurante que sirva sardinhas nestes dias, é melhor evitá-las, pois podem não ser as mais frescas.
Procurando um almoço com preço baixo?
Os almoços mais baratos são normalmente onde vão os trabalhadores portugueses. Lá você encontra a mais autêntica comida portuguesa. A qualidade pode variar, mas por que não arriscar em algo diferente das armadilhas para turistas? Aqui estão alguns na área:
Sim, parece o mesmo! Não, não é a mesma coisa! A palavra “lanche” em português refere-se a uma refeição leve entre o almoço e o jantar.
A esta hora do dia, normalmente entre as 17h00 e as 18h00, é comum os portugueses comerem uma torrada de presunto e queijo grelhada, chamada “Tosta Mista”, ou qualquer tipo de pastel doce.
À medida que os tempos mudam, mais pessoas tendem a se concentrar em opções mais saudáveis e a escolher frutas ou barras de granola como lanche leve.
As pastelarias e padarias costumam ser os locais a visitar se procura um lanche antes da hora do jantar. O “Wonderland Tea Room” também é uma opção se procura um local para tomar um “chá das cinco”.
Jantar
Os portugueses jantam entre as 20h00 e as 21h00, podendo ser mais tarde nos fins de semana, quando as famílias e amigos se reúnem.
Tal como na hora do almoço, os pratos do jantar também variam entre opções de peixe e carne. Embora para algumas pessoas uma tigela de sopa sirva, outras preferem os “petiscos”, uma versão portuguesa das tapas espanholas, ou uma refeição completa com bastante tempo para terminar.
Em Ferragudo, encontrará muitos restaurantes abertos à hora do jantar, a maioria deles a poucos passos do seu apartamento de férias.
Os restaurantes “V5 Petiscaria” e “Taberna 39” oferecem petiscos tradicionais portugueses como as “ervilhas com ovos”, o “biqueirão”, os “caracóis” e a “salada de ovos”. Para os turistas, estes são provavelmente alguns dos pratos mais estranhos da culinária portuguesa. No entanto, estes também são os mais autênticos.
Carne de porco, frango e vaca grelhada no carvão são uma grande parte da cozinha tradicional portuguesa. Os restaurantes “Farragood” e “Velho Novo”, servem estas especialidades há mais de 20 anos, e oferecem-lhe a oportunidade de saborear o famoso frango Piri-Piri, uma receita tão simples mas tão deliciosa. Dada a popularidade destes restaurantes, recomenda-se reservar mesa com antecedência.
O Sueste e o Rei das Praias também abrem ao jantar e costumam ser escolhidos para jantar quando se pretende celebrar uma ocasião especial.
Quer uma bebida?
Procurando um lugar para tomar uma cerveja enquanto assiste ao jogo do seu time de futebol favorito, ou talvez um coquetel depois do jantar? Em Ferragudo poderá encontrar muitas opções, todas a curta distância do seu apartamento de férias.
O recentemente inaugurado “Kool Cocktails” está localizado a caminho do centro da vila. A entrada fica escondida entre outras lojas, mas é o local perfeito para sentar e curtir uma noite com os amigos. A carta oferece cocktails famosos, como Cosmopolitans e Margaritas, mas também pode encontrar bebidas à base de bebidas portuguesas e mocktails.
O bar “Os 3 Macacos”, situado numa casa tradicional remodelada na Rua Vasco da Gama, esconde uma esplanada exterior nas traseiras. Tomar uma cerveja gelada e jogar pebolim é algo bem português de se fazer, que você também pode experimentar! Por outro lado, se preferir relaxar e desfrutar do ambiente, peça um gin ou um cocktail e assista a músicos locais tocando covers e jazz. Se você sabe cantar, talvez possa se juntar a eles!
O gastro bar “Terraço de Ferragudu”, localizado a dois minutos do seu alojamento em Ferragudo, é o local perfeito para saborear um copo de vinho e saborear as ostras mais frescas do dia. O terraço oferece um ambiente relaxante para desfrutar de um coquetel à noite.
Gorjetas em Portugal
Ao contrário de outros países, em Portugal não existe uma política de gorjetas padrão.
Se você perguntar a um morador quanto deve dar de gorjeta, por mais humilde que seja, ele provavelmente dirá para você esquecer isso, pois fica com vergonha de pedir dinheiro extra.
Caso queira recompensar a qualidade da comida e do serviço com gorjetas, dê ao pessoal o valor que achar justo.