Em terra no Algarve

As colinas e encostas do Algarve rural são desconhecidas da maioria dos viajantes.

A serra e o Barrocal, faixa de terra entre a serra e o litoral, constituem uma fronteira natural entre o Algarve e o Alentejo, onde a geografia e o microclima oferecem condições únicas, difíceis de encontrar noutros locais de Portugal.

Quer pretenda desfrutar do ar livre, jogar golfe ou provar os vinhos locais, existem muitas formas de descobrir alguns dos segredos mais bem escondidos do Algarve.

Passeios a cavalo

Os passeios a cavalo no Algarve tornaram-se cada vez mais populares ao longo dos anos, incluindo aulas de equitação, passeios e treinos para competições. As suas férias em Ferragudo serão inesquecíveis quando descobrir as terras algarvias a cavalo.

O Centro Hípico Casa Lusitana, localizado perto da Praia dos Caneiros, em Ferragudo, oferece-lhe a oportunidade de entrar em contacto com estas criaturas surpreendentes e desfrutar de um passeio a cavalo pelas falésias próximas. Se você é iniciante, talvez uma aula de equitação seja uma opção adequada. Por outro lado, se você é um piloto experiente, a pista de obstáculos espera por você!

Centro Hípico Casa Lusitana - Google Maps

Prefere conhecer o Algarve por dentro? Se for esse o caso, o Passeio a Cavalo Rural, em Silves, e o Passeio a Cavalo de Vale Ferro, na Mexilhoeira Grande, são duas das opções que temos em mãos.

Chegar à Equitação Rural de carro é bastante fácil, bastando apenas seguir em direção a Silves e seguir pela estrada nacional 124, em direção a São Bartolomeu de Messines. Ao chegar lá, você terá a oportunidade de galopar pelos laranjais e talvez dar um mergulho a cavalo no lago próximo.

Equitação Rural, Silves - Google Maps

Para chegar a Vale Ferro, siga pela estrada nacional 125 em direção a Lagos e saia na Mexilhoeira Grande. Siga pela estrada municipal 1068 e, após 5 minutos de viagem, verá os portões do centro hípico. O Centro Hípico de Vale Ferro está inserido numa área protegida, onde terá vários percursos por onde escolher e poderá desfrutar da tranquilidade do campo.

Passeios a cavalo em Vale Ferro, Mexilhoeira Grande - Google Maps

Ambos os centros hípicos organizam passeios de grupo, onde poderá apreciar a vista sobre a serra de Monchique e a paisagem do Barrocal. Aulas para iniciantes e treinamento para pilotos avançados também estão disponíveis.

Os passeios a cavalo estão disponíveis em qualquer época do ano para pessoas de todas as idades. Se pretende desfrutar do campo a cavalo, a primavera é provavelmente a melhor época. O clima ameno e a menor pluviosidade tornam-no menos exigente para você e para o cavalo. Além disso, as colinas cobertas de flores são uma visão que você não gostaria de perder.

Se sentir fome ao descer do cavalo, os restaurantes próximos dos centros hípicos irão ajudá-lo a recuperar os níveis de energia. O “Rei das Praias”, em Ferragudo, o “Recanto dos Mouros”, em Silves, e o “Solar do Farelo”, na Mexilhoeira Grande são algumas das opções.

Caminhada

Estar ao ar livre, longe das multidões, e passear pela terra simplesmente apreciando os sons da Natureza é algo que você gosta? Parece que você é um caminhante!

O Algarve tem centenas de percursos pedestres bem documentados, para todos os níveis de dificuldade, idades e preferências. Além dos Sete Vales Suspensos e da Trilha dos Promontórios, há muitos outros para você descobrir.

• Fontes de Estômbar

O trilho das Fontes de Estômbar situa-se a 15 minutos do seu alojamento em Ferragudo e é um dos mais curtos do Algarve, com apenas 1,5 quilómetros de extensão. Os caminhos rochosos e sujos levam-no por antigos moinhos fluviais e sapais onde poderá observar as aves aquáticas locais.

Chegando lá você pode visitar o Centro de Interpretação da Natureza e, se o tempo permitir, você pode nadar no rio, por isso é uma boa ideia levar roupa de banho, toalha e protetor solar. Você também pode preparar uma cesta de piquenique com suas guloseimas favoritas e utilizar uma das mesas de piquenique disponíveis no local.

Esta trilha pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, durante os meses de verão, você poderá encontrar multidões aproveitando o clima ensolarado.

• Via Algarviana

A Via Algarviana é o maior percurso pedestre do Algarve, percorrendo as três serras algarvias: Espinhaço de Cão, Monchique e Caldeirão. Com uma extensão total de 300 quilómetros, estende-se do Cabo de São Vicente a Alcoutim e está dividido em 14 troços mais pequenos e 12 caminhos complementares.

Se pretende caminhar pelo interior do Algarve, recomenda-se que comece por Alcoutim, uma vez que os ganhos de cota não são tão elevados. A duração total deste caminho dependerá da preparação física de cada pessoa e se pretende caminhar por etapas, conforme recomendado.

Embora a Via Algarviana seja possível percorrer todo o ano, a primavera é a melhor época para desfrutar deste percurso pedestre. Depois das fortes chuvas do inverno, os riachos e cachoeiras estarão transbordando, e você poderá contemplar os campos verdes cobertos de flores coloridas.

Devido ao nível de dificuldade de alguns trechos, esta trilha é recomendada para visitantes fisicamente aptos. Prepare-se para quaisquer obstáculos que possa encontrar ao longo do caminho baixando os rastreadores GPS, pegando um mapa e arrumando sua mala com comida suficiente e uma garrafa de água.

Em relação aos demais equipamentos, é melhor usar roupas e calçados adequados ao clima, além de levar canivete, kit de primeiros socorros, bengalas e banco de energia.

Observação de pássaros

O Algarve é a região com maior diversidade de aves em Portugal, graças aos Parques Naturais da Costa Vicentina e da Ria Formosa, onde é possível encontrar habitats diversos, que vão desde paisagens marítimas a montados de sobro e sapais. Além disso, a região está na rota de aves migratórias da África, América do Norte e Norte da Europa.

Então, porque não combinar caminhadas e observação de aves? Prepare sua câmera, leve seus binóculos e calce seus sapatos de caminhada!

• Estuário do Arade

A maioria das trilhas da região permite a observação de aves locais e migratórias. O estuário do Arade, localizado a 5 minutos de carro do seu alojamento para férias, é uma zona de maré onde se avistam sapais e bancos de lama na maré baixa. Este também é um hotspot para o colhereiro euro-asiático e o Bluethroat.

O outono e o inverno são as épocas recomendadas para visitar o estuário do Arade, pois é quando se concentra a maior diversidade de aves, principalmente de manhã cedo e na maré baixa.

Como esta área não está sinalizada, pode ser difícil encontrá-la. Siga pela estrada nacional 125 e siga em direção à Rua das Marinhas, na Mexilhoeira da Carregação. Ao chegar às salinas, continue pela mesma estrada e atravesse a ponte da estrada nacional 125. Ficará maravilhado com as vistas.

• Estuário de Alvor

Situada a 15 minutos de carro do seu apartamento de férias, encontra-se a Ria de Alvor, onde a ribeira de Odiáxere desagua no Oceano Atlântico.

O trilho “No Capricho das Marés” tem início no porto de pesca da praia de Alvor e foi concebido para o levar ao longo do calçadão e dos areais, enquanto observa salinas, matos e pequenas ilhas de areia aparecerem na maré baixa.

A ria de Alvor é o lar do mocho, do flamingo-grande e do ostraceiro, entre muitas outras espécies que podem ser avistadas durante todo o ano.

O amanhecer e o entardecer são os melhores momentos do dia para desfrutar da observação de aves. Se você é fotógrafo, terá a oportunidade de apreciar a luz dourada da hora refletida nas águas calmas e límpidas, enquanto bandos de pássaros levantam voo.

Como você poderá observar a avifauna por algumas horas, é recomendável levar chapéu, protetor solar e óculos escuros, além de preparar sua mochila com garrafa de água e comida.

Safári de jipe

Procurando uma aventura em um veículo todo-o-terreno? Safari de jipe pode ser a resposta!

As aldeias rurais e pequenas casas de pedra escondidas em Silves e Monchique são visitadas semanalmente por safaris de jipe. Os guias/motoristas profissionais irão levá-lo por estradas de terra em encostas íngremes, percorrendo pequenos riachos, enquanto você passa por cachoeiras. Você apreciará o cheiro intenso das flores e das árvores e verá aves de rapina perseguindo coelhos.

Empresas como a Algarve Jipe Safari, Extremo Ambiente e Portitours irão buscá-lo em Portimão e levá-lo num passeio pelos melhores pontos turísticos, antigas destilarias, aldeias tradicionais e provas de comida. Se o tempo permitir, poderá haver uma breve paragem para um mergulho numa das ribeiras.

Passeios de Jipe no Algarve - Google Maps
Extremo Ambiente - Animação Turística - Google Maps
Emoção e Aventura Portitours - Google Maps

Os safaris de jipe são divididos em passeios de meio dia e dia inteiro. O meio dia irá levá-lo pelos principais destaques e mostrar a essência do Algarve rural. Por outro lado, a experiência de dia inteiro irá levá-lo a percursos mais longos, fazendo algumas paragens pelo caminho, uma delas para almoçar num restaurante tradicional português.

Você pode reservar seu lugar em um jipe compartilhado com outras pessoas ou reservar um tour privado. De qualquer forma, esta atividade não é adequada para mulheres grávidas, crianças pequenas ou pessoas com problemas cardíacos.

Descobrir o Algarve rural de jipe pode ser feito durante todo o ano. Dado que as condições meteorológicas durante o inverno podem limitar o alcance de um safari de jipe, os melhores meses para desfrutar desta experiência são entre março e novembro.

Dependendo da estação, use roupas adequadas ao clima e sapatos confortáveis, leve chapéu e óculos escuros e leve uma garrafa de água. Embora haja paradas para degustação de comida, leve alguns biscoitos ou frutas, pois você pode ficar com fome ao longo do caminho.

Como a oportunidade de nadar em um riacho pode surgir durante o verão, é melhor levar protetor solar, roupa de banho e toalha. Por outro lado, durante o inverno, quando o ar fresco da montanha é mais frio e venta mais, uma jaqueta corta-vento leve pode ser uma boa opção.

Degustação de vinho

O Vale do Douro e o Alentejo são as regiões de Portugal com vinhos e adegas mais premiados. No entanto, os vinhos algarvios estão a crescer em popularidade e a tornar-se mais familiares aos apreciadores de vinho.

Ao longo dos últimos 30 anos, os produtores de vinho aproveitaram o clima ameno do Algarve e produziram algumas das melhores uvas do país. Os vinhos tintos são aveludados e com baixo teor de acidez e os vinhos brancos são suaves, provenientes das castas Castelão, Negra Mole e Arinto, respetivamente.

A uma curta distância do seu apartamento de férias em Ferragudo, poderá experimentar alguns dos melhores vinhos produzidos na região.

• Quinta dos Vales

Esta quinta vinícola, localizada em Estômbar, é uma das mais próximas de Ferragudo. É aqui que é produzido o vinho da marca Marquês dos Vales, utilizando uvas típicas portuguesas como Touriga Nacional, Aragonês e Alvarinho.
Quinta dos Vales - Google Maps

A adega está aberta à visitação e oferece a oportunidade de desfrutar de uma prova individual de vinhos, bem como de uma visita em grupo às vinhas e à adega, onde descobrirá como é feito o néctar dos deuses.

Os workshops organizados pela Quinta dos Vales permitem-lhe misturar a sua própria garrafa de vinho, bem como experimentar pintura de azulejos, trabalhos em cortiça e panificação. Essas atividades exigem reserva antecipada, principalmente se você planeja ir em grupo.

• Vinhos Cabrita

Os Vinhos Cabrita são produzidos na Quinta da Vinha, onde a vinha se estende por mais de 6 hectares. Esta empresa familiar com quarenta anos utiliza uvas locais, como Moscatel, Arinto e Negra Mole. Os vinhos aqui produzidos já receberam vários prémios tanto em Portugal como no estrangeiro.
Vinhos Cabrita - Google Maps

Caso pretenda visitar a Quinta Cabrita Wines, um guia local irá levá-lo num passeio onde irá provar os vinhos tintos, brancos e rosés, bem como as tradicionais tapas portuguesas. O passeio e a prova de vinhos só estão disponíveis para reservas efetuadas com antecedência.

A Quinta da Vinha situa-se entre Silves e Porches e a melhor forma de lá chegar é seguir em direção a Lagoa e seguir pela estrada municipal 1156 para nascente até encontrar a estrada municipal 529-1. Você encontrará a vinícola do seu lado esquerdo.

• Passeios vinícolas no Algarve

Se procura uma experiência mais completa, o guia local e proprietário da empresa Fábio Moreira irá levá-lo por algumas das mais conhecidas quintas vinícolas da zona, terminando com uma refeição completa num restaurante local.
Passeios vinícolas no Algarve - Google Maps

Quinta do Francês, Quinta do Morgado da Torre e Morgado do Quintão são alguns dos parceiros da Algarve Wine Tours.

Os passeios devem ser reservados com antecedência e oferecem a oportunidade de saborear comida tradicional portuguesa acompanhada de vinhos locais.

Golfe

O Algarve atrai golfistas de todo o mundo, sendo a região considerada um dos melhores destinos de golfe da Europa. O clima ensolarado e as temperaturas amenas durante o inverno permitem aos golfistas desfrutar do desporto que mais gostam.

O golfe no Algarve data de 1966, altura em que se realizou o Campeonato da Penina. Este foi o primeiro campo de golfe da região e, desde então, outros campos foram desenvolvidos, num total impressionante de 31 no Algarve.

A Primavera e o Outono são consideradas as melhores épocas para jogar golfe no Algarve. De março a junho e entre setembro e outubro, os campos de golfe estão no auge e as taxas são as mais altas.

Por outro lado, os meses mais quentes de julho e agosto apresentam os cursos vazios. No entanto, se está a planear as suas férias em Ferragudo durante a época de verão, recomenda-se que jogue ao nascer do sol, quando as temperaturas são mais amenas. Durante o inverno, como as temperaturas são amenas, você terá menos jogadores de golfe e taxas mais baixas. No entanto, esteja ciente de que esta também é a estação mais chuvosa.

Dado que a maior parte dos campos de golfe do Algarve fazem parte de hotéis e resorts, encontrar um local para almoçar ou tomar uma bebida é bastante fácil.

• Gramacho e Vale da Pinta

Gramacho e Vale da Pinta são dois campos de golfe localizados a 10 minutos de carro do seu apartamento de férias. A melhor forma de chegar a partir de Ferragudo é utilizar a estrada municipal 530 e seguir em direção a Estômbar. Você verá placas para os percursos ao longo da estrada.
Gramacho - Google Maps

O renomado arquiteto Ronald Fream projetou estes campos de golfe que podem ser desfrutados por jogadores iniciantes e avançados. Além disso, Gramacho e Vale da Pinta já acolheram competições, como o European Senior Tour e o Ladies European Tour.

A curta distância, a Pestana Golf Academy centra-se no ensino de golfe de acordo com os padrões da PGA. As aulas acontecem em tees outdoor ou indoor e têm como foco ajudar os iniciantes a desenvolver seu swing. Você pode brincar com seu próprio equipamento ou alugá-lo no local.

• Palmares

Gostaria de contemplar o oceano enquanto joga golfe? O campo de golfe dos Palmares oferece uma vista única sobre a ria de Alvor e a baía de Lagos.
Palmares - Google Maps

Este campo foi desenhado pelo arquitecto Robert Trent Jones Jr. e inaugurado em 2011. Com 27 buracos, o limite de handicap é de 28 para homens e 26 para mulheres. Há mais de sete anos que o campo de golfe dos Palmares é considerado o melhor de Portugal e faz parte do Top 40 da Europa.

Para jogar golfe no Palmares é obrigatório observar o dress code. Todos os jogadores de golfe devem usar roupas de golfe, incluindo camisas com gola. As reservas devem ser feitas com antecedência, principalmente se você estiver planejando suas férias na primavera ou no outono, ou se precisar alugar equipamentos.

A forma mais rápida de chegar a Palmares é dirigir-se em direção a Lagos, pela estrada nacional 125. Ao chegar a Odiáxere, encontrará indicações para o campo de golfe.

• Campo de Golfe Victoria Vilamoura

O Victoria Golf Course Vilamoura, inaugurado em 2004, apresenta 18 greens desenhados por Arnold Palmer. Desde 2007, este campo tem sido palco de alguns dos mais famosos golfistas, uma vez que acolhe o Portugal Masters do European Tour. Além disso, é em outubro que os líderes do PGA Tour vêm desfrutar do clima algarvio.

Campo de Golfe Victoria Vilamoura - Google Maps

Para jogar aqui, todos os golfistas devem apresentar um certificado de handicap de 24 para homens e 36 para mulheres. O código de vestimenta inclui calças, camisa pólo, sapatos e meias de golfe, sendo obrigatórios softspikes.

A melhor forma de chegar ao Victoria Golf Course Vilamoura é seguir pela A22 em direção a Vilamoura, saindo em Boliqueime, e seguir pela estrada municipal 270 em direção a Vilamoura.