Durante as suas férias no Algarve, verá o quanto os portugueses gostam de celebrar as tradições locais. Os festivais que acontecem durante todo o ano são uma ótima maneira de descobrir a religião, cultura e comida do país!
A maioria das aldeias e cidades têm festas próprias, onde pode provar novos sabores, saborear iguarias locais e explorar o passado da região. Ao longo dos anos, a música e as motos tornaram-se outro motivo de visita de visitantes de todo o mundo.
Feira dos Enchidos
Antigamente, a suinocultura em Monchique era a principal fonte de carne para muitas famílias locais. Como tal, o abate tradicional de porcos proporcionava grandes fornecimentos de carne que podiam durar até um ano.
Os “Enchidos”, tradicionais enchidos de carne de porco, foram criados para conservar alimentos. Temperar a carne e defumar as linguiças garantiu o aproveitamento de todas as partes do porco. O sal marinho também era muito utilizado para curar o presunto, conhecido como “Presunto”.
Esse processo acontece no inverno, quando o clima está mais frio, para evitar que a carne estrague, e na primavera a comida está pronta para ser degustada.
A “Feira dos Enchidos”, que se realiza em março, celebra estas tradições e dá a conhecer o que de melhor Monchique tem para oferecer. A par dos Enchidos, há muitas outras especialidades, como o Medronho, o Bolo de Tacho e o Bolo de Torresmo. À noite, a feira recebe artistas locais, incluindo fadistas de renome.
Desde 1978, o Silves Beer Fest celebra as cervejarias nacionais e recebe artesãos cervejeiros de todo o país, ansiosos por apresentar o seu artesanato. Já ouviu falar de cerveja artesanal feita de laranja algarvia? Esta é uma das receitas de cerveja mais inusitadas que você pode degustar no Beer Fest.
Na praça Al-Muthamid, no centro de Silves, poderá usufruir de entrada gratuita e adquirir um copo de cerveja de edição especial, que poderá levar para casa como lembrança ou reabastecer quantas vezes desejar. Além da cerveja artesanal, há muitas barracas de comida que servem petiscos, a versão portuguesa das tapas espanholas, pizzas e sanduíches de carne de porco.
A música ao vivo, que vai desde o folclore tradicional algarvio até covers de rock de artistas locais, vai fazer você se levantar e dançar. O Silves Beer Fest acontece normalmente no mês de junho e é o evento perfeito para reunir os amigos e aproveitar as noites quentes de verão.
A Festa Noturna Black & White do Carvoeiro marca o início do verão durante duas noites em junho e tornou-se uma das maiores festas do Algarve. E, como o nome já indica, o dress code é “Black & White”.
O palco principal, localizado no centro de Carvoeiro, mesmo ao lado da praia, é onde músicos ao vivo divertem o público. Mas não é o único lugar para dançar. Por toda a aldeia existem palcos mais pequenos onde músicos locais, DJ's e artistas de rua mostram as suas habilidades.
A Festa Black & White oferece entrada gratuita e recebe pessoas de todas as idades! Devido à crescente popularidade do evento, a Câmara Municipal organiza autocarros para ajudar os visitantes a chegar ao centro da vila de Carvoeiro. Além disso, alguns dias antes da festa, a programação é divulgada e você poderá planejar quais artistas e lugares deseja ver.
Todos os anos no Portinho da Arrifana, no último sábado de julho, os pescadores organizam uma procissão de barcos em que o padre local abençoa os barcos de pesca na “Pedra da Agulha”, um rochedo em forma de agulha junto às falésias. Assim que os barcos voltarem à costa, a festa começa!
Depois de pagar a taxa de entrada, você pode obter uma caneca de cerveja de edição especial em uma das barracas de cerveja. Essas canecas são feitas por um artista local que desenha e fabrica cada uma delas. Todos os anos é criado um novo design, sempre inspirado no mar. A caneca pode ser adquirida ou devolvida no final da festa e o valor pago será reembolsado.
Os grelhadores a carvão, comida e bebidas são fornecidos pela associação de pescadores local. Depois de ordenar a sua caneca, basta pedir umas sardinhas ou cavalas e grelhar a seu gosto. Se você não tem certeza de como fazer isso sozinho, pergunte aos pescadores! Eles ajudarão você! A multidão principal se reúne em torno de um pequeno palco e dança a noite toda.
O Portinho da Arrifana, situado no fundo de uma encosta íngreme à beira-mar, é uma enseada isolada onde, mesmo no verão, as noites podem ser bastante frias. Leve um agasalho quente e sapatos confortáveis, caso faça frio.
A cozinha portuguesa é conhecida mundialmente pelos sabores e cores naturais da comida caseira. No entanto, como estrangeiro, você pode achar algumas das iguarias locais um pouco estranhas. Os caracóis são um dos favoritos dos portugueses e, em Porches, a 20 minutos de carro do seu alojamento em Ferragudo, encontrará um festival muito especial.
Em julho, no “Festival dos Caracóis”, o prato tradicional são caracóis cozidos em água com orégãos e sal marinho. No entanto, existem outras receitas feitas com este molusco e, caso não seja admirador deste tesouro nacional português, não faltarão outras opções, algumas das quais já deve conhecer, como a salada de polvo ou o feijão branco e búzio. ensopado.
Durante quatro noites, moradores e visitantes celebram as melhores delícias culinárias que o Algarve tem para oferecer e encerram a noite com artistas locais tocando música tradicional portuguesa.
Uma vez por ano, em Agosto, a antiga capital do Algarve transporta-o no tempo até à Idade Média. Durante uma semana, terá a oportunidade de explorar Silves na sua antiga glória, com ruas decoradas com bandeiras e estandartes, e artistas de rua que dão vida ao quotidiano de outrora.
Ao final da tarde, os artistas de rua fazendo-se passar por reis, guerreiros, boticários e outras personagens desfilam pela cidade e marcam o início da Feira Medieval de Silves.
No Royal Wardrobe, você pode alugar roupas e se tornar um rei, uma rainha, um guerreiro ou um sacerdote por um dia. À medida que você se sentir confortável com sua nova personalidade, aproveite para explorar as ruas estreitas e de paralelepípedos de Silves.
Os recantos de alimentação, disponíveis dentro das muralhas da cidade, são montados com longas mesas de madeira e fardos de palha servem de bancos. A comida é servida em grandes porções sobre telhas de barro.
Este é um dos eventos mais populares do Algarve e, por isso, recomenda-se que chegue cedo a Silves.
No final de setembro e na primeira semana de outubro, o Vila Vita Biergarten, em Porches, celebra o festival da cerveja bávara que acontece simultaneamente em Munique.
Os garçons vestem trajes tradicionais da Baviera e as paredes estão repletas de pinturas de paisagens alemãs para recriar a atmosfera da Festa de Outubro. Além da cerveja alemã e da cerveja artesanal produzida em Porches, você encontra comida tradicional alemã como salada de batata, schnitzel, bretzl e o famoso apfelstrudel.
Este festival tem-se tornado cada vez mais popular entre os locais curiosos sobre as tradições alemãs e também entre os estrangeiros que vivem no Algarve. Para garantir o seu lugar, a organização recomenda a reserva antecipada.
No último fim de semana de novembro, Aljezur torna-se o principal palco do Algarve. Esta aldeia, localizada a 1 hora de carro do seu alojamento para férias, é conhecida pela sua batata-doce, marca registada. As propriedades do solo, o clima e a geografia do terreno fornecem todos os ingredientes necessários para produzir a premiada batata-doce de Aljezur.
Durante os três dias, você poderá saborear receitas feitas com batata-doce elaboradas por chefs locais, entender as diferenças entre as variedades de batata-doce e até comprar algumas para levar para casa.
Além da batata-doce, você pode saborear doces tradicionais algarvios, licores artesanais e descobrir o artesanato local, ou assistir a artistas de rua e músicos locais enquanto entretêm a multidão.